Em destaque

18 de Abril de 2019: às 12h30, o BNU negociava 1 euro por 9,1616 patacas e 1,1296 dólares norte-americanos.

 

Revista de imprensa de Macau e Hong Kong (quinta-feira)
Quinta, 28/09/2017

Os nomes e as caras dos sete deputados nomeados fazem os principais títulos da imprensa portuguesa desta quinta-feira onde também pontuam os relatórios sobre a resposta do Governo ao tufão Hato e sobre estado da liberdade de imprensa, produzido pela Associação de Imprensa em Língua Portuguesa e Inglesa.

 

Jornais de Macau em Língua Chinesa

O jornal Ou Mun destaca o incêndio que aconteceu, ontem, num armazém em Ka-Ho provocando uma enorme mancha de fumo. Conta o jornal que também se ouviram sons de explosões de garrafas de gás.

 

O Va Kio faz manchete com o caso de corrupção de pessoal do IACM. Dois inspectores para vias públicas são suspeitos de abuso de poder, obtendo benefícios indevidos, sublinha o jornal.

 

 

Canal Chinês da Rádio Macau

Esta manhã o Ou Mun Tin Toi tem estado a falar do Tribunal de Última Instância que confirmou os resultados de apuramentos das eleições para Assembleia Legislativa (AL). O canal chinês também está a referir o incêndio, ontem, em Ka-Ho.

 

Jornais de Macau em Língua Portuguesa

“Hemiciclo 6.0” escreve o Ponto Final, em manchete, a propósito dos deputados nomeados, ontem, por Chui Sai On, com as fotografias das novas seis caras dos sete nomeados. Uma história a toda a página.

 

“Doutores e engenheiros” é a manchete do Hoje Macau a propósito da nomeação dos novos deputados pelo Chefe do Executivo. O jornal também se refere aos relatórios sobre a liberdade de imprensa, em Macau, ontem conhecido, assim como ao relatório sobre o tufão Hato. “Relatório devastador”, é o título.

 

“Académicos em maioria nos deputados nomeados”, lê-se também na primeira página do Jornal Tribuna de Macau que acrescenta ainda, com foto: “Novo museu do vinho em parte incerta”.

 

 

Jornais de Macau em Língua Inglesa

“Polícia detém homem depois de assaltar uma mulher com quem manteve relações sexuais numa casa de banho”, é a manchete do Macau Post Daily. Também em destaque, o relatório sobre o tufão Hato libertado pelo Governo.

 

O Business Daily destaca na manchete a grande revolução tecnológica por que está a passar o sector financeiro na Ásia. A manchete cita o título do filme “Quantum of Solace”. O jornal também entrega destaque à abertura do Royal Dragon hotel em meados de Outubro.

 

O Macau Daily Times salienta, em manchete, os novos nomeados. "Seis estreantes em sete nomeados”. Em grande destaque, aparece uma foto de Yingluck Shinawatra. “Antiga primeira-ministra tailandesa condenada, à revelia, a cinco anos de prisão”.

 

 

Jornais de Hong Kong em Língua Inglesa

O South China Morning Post faz destacar a visita do secretário do Comércio dos Estados Unidos. “Ross fala de três grandes barreiras ao comércio com a China”, escreve. Na primeira, surge ainda uma notícia de imobiliário. “Hotel Excelsior fora do mercado, escasso interesse” na transação.

 

No Standard, a primeira página é feita de publicidade. O destaque surge na página dois com a decisão da Arábia Saudita de levantar o impedimento às mulheres de conduzirem veículos naquele país do Médio Oriente”.

 

O China Daily puxa para manchete o pedido de Xi Jinping aos artistas. “Concentrem-se no povo”, é a manchete. Noutro título grande da edição pode ler-se: “Indústrias com crescimento dos lucros de 24 por cento”.