Em destaque

19 de Outubro 2018: às 12h30, o BNU negociava 1 euro por 9.3072 patacas e 1.1459 dólares norte-americanos.

Revista de imprensa de Macau e Hong Kong (segunda-feira)
Segunda, 27/02/2017

A imprensa portuguesa destaca Tashi Norbu, artista de origem tibetana que está proibido de entrar em Macau. De Hong Kong chegam ecos da atribulada aterragem de uma avioneta onde duas pessoas se salvaram quase por milagre.

 

Jornais de Macau em língua chinesa

 

O Jornal Ou Mun destaca as declarações do director dos Serviços de Saúde, Lei Chin Ion, sobre o caso de erro médico recentemente denunciado. Lei Chin Ion colocou-se do lado do profissional de saúde e, na sua opinião, o erro não existiu.

 

O Va Kio dedica a manchete aos dois foragidos, que há três meses levaram a cabo um assalto num hotel de Macau. Os dois homens são fotografados agora, detidos na China, terminando assim com sucesso a investigação da polícia.

 

Canal chinês da Rádio Macau

 

O mesmo assunto é o tópico na estação de rádio de língua chinesa da TDM.  Ao longo do dia, a Ou Mun Tin Toi vai transmitir todos os detalhes da investigação levada a cabo durante três meses. Para além do roubo, os assaltantes balearam uma pessoa, que sofreu ferimentos graves.

 

Jornais de Macau em língua portuguesa

 

O Ponto Final abre com Tashi Norbu. O pintor belga de origem tibetana, que no ano passado expôs numa galeria de Macau, foi agora proibido de entrar no território. Norbu queixa-se que as autoridades não oferecem qualquer explicação lógica para a decisão.

 

No Hoje Macau temos uma reportagem sobre os novos parquímetros que, segundo o jornal, continuam a violar a lei. "Papel de imbróglio", lê-se na primeira página.

 

No Jornal Tribuna de Macau, somos informados sobre as associações de Coloane, que querem revitalizar a povoações de Lai Chi Vun e defendem os antigos estaleiros da referida zona do território.

 

Jornais de Macau em língua inglesa

 

O Macau Daily Times temos também o artista de origem tibetana, Tashi Norbu, que reclama o direito a entrar em Macau.

 

No Business Daily escreve-se que o Governo recebeu 208 milhões de patacas provenientes do direito a autorização especial no mercado da habitação. Os serviços financeiros publicaram os resultados pela primeira vez desde a implementação desta medida, em junho de 2011.

 

O Macau Post Daily dá conta do fórum da ECM, onde se debateram as relações da China com outros países e onde foi frisado que Macau precisa de estar pronto para as "tendências internacionais".

 

Jornais de Hong Kong em língua inglesa

 

O South China Morning Post coloca em manchete o acidente com uma pequena aeronave que caiu em Ma On Chan. As duas pessoas que seguiam no aparelho escaparam, segundo o jornal, "quase miraculosamente".

 

O China Daily acompanha Xi Jinping, presidente da China, fazendo um balanço do trabalho que tem feito ao longo dos anos junto dos mais pobres. É passada em revista a vida do secretário-geral do Comité Central do Partido Comunista Chinês desde as lutas da juventude até aos dias de hoje.

 

E, por fim, o The Standard, que fala também do acidente de avioneta em Hong Kong. Uma testemunha no local disse ao Standard que o aparelho embateu “elegantemente” contra as árvores. Embora feridos, os dois tripulantes escaparam com vida.